FANDOM

Thors[1] (トールズ Tōruzu?), também conhecido como Troll de Jom[1] (ヨームの戦鬼トロル Yōmu no tororu?, do japonês: "demônio/ogro guerreiro de Jom"), é um lendário ex-membro dos Guerreiros de Jom, e o pai de Thorfinn.

História Editar

Ex-membro dos Jomsvikings (exército do chefe militar do Mar Báltico, Sigvaldi), Thors era conhecido por sua força bruta (superior até à de Thorkell) e brutalidade no campo de batalha, características que lhe renderam o apelido de "Troll de Jom".

Thors foi um dos quatro comandantes de batalhão dos Jomsvikings (outro deles foi Thorkell), e Sigvaldi gostava tanto dele que lhe deu uma de suas filhas - Helga, que se tornaria mãe de Ylfa e, eventualmente Thorfinn - como esposa. Sua última batalha como membro dos Jomvikings foi a de Hjorungavagr (no ano 986), que acabou em derrota. Durante o combate, Thors caiu no mar trajado de armadura, e não voltou à superfície.

Seu funeral foi feito sem um corpo, e Thors só retornaria a Jomsborg em 987, três meses depois da Batalha de Hjorungavagr, para buscar sua mulher e filha. Na ocasião, ele e Helga foram confundidos com um par de ladrões por Thorkell, e descobertos pelo mesmo. Após explicar a razão de estar desertando os Jomsvikings, ele e Thorkell travaram uma breve batalha, onde Thors saiu vitorioso. Thorkell foi nocauteado, e quando acordou, Thors e Helga já haviam fugido com Ylfa.

Ano 1002 Editar

A aparição de Thors antes de sua morte é vista já no inicio da série, em flashbacks do ano 1002, dez anos antes da batalha no Reino dos Francos. A maior parte desta história se passa em um vilarejo do sul da Islândia.

Thors entrou em sua casa durante uma noite, encontrando Leif, que contava suas histórias de Vinland às crianças da vila. Depois, os dois discutiram sobre o rigoroso inverno que afetava a Groenlândia. No dia seguinte, Thors e sua filha Ylfa removiam a neve do telhado da casa, e a garota escorregou e caiu, tendo a queda amortecida pela neve e o corpo de uma pessoa, que os dois trataram de desenterrar e levar para dentro de casa. Thors tratou de socorrer o homem, que era de etnia eslava e usava uma coleira de metal. O homem eslavo era um escravo fugitivo de Halfdan, líder de outro vilarejo local. Halfdan apareceu na vila no mesmo dia, demandando que seu escravo fosse retornado para poder ser torturado, e Thors resolveu a situação comprando o agonizante escravo, pelo exorbitante preço de oito ovelhas.

Enredo Editar

Thors é mencionado durante o duelo de Askeladd e Thorfinn, e usado como provocação para fazer com que o garoto atacasse sem cautela. Após ser derrotado, Thorfinn decide passar a noite no barco de Askeladd que pertencera a seu pai, e se lembra de uma cena de sua infância com Thors, onde havia perdido uma luta.

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 Panini Brasil: Vinland Saga, edição em português brasileiro. Tradução: Lídia Ivasa.

Também no FANDOM

Wiki aleatória